Diga News

Cinco casos de coronavírus são descobertos em Bonfim através de testes rápidos

BLOG DO ELOILTON CAJUHY

A Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim (Semus), acaba de divulgar novo Boletim Epidemiológico sobre o novo coronavírus no município. O boletim informa também o resultado de teste rápidos realizados pelas equipes da Semus. Através destes testes, 05 pacientes deram positivo para a Covid-19.

Confira o boletim na íntegra:

Sobre o novo Boletim epidemiológico é importante esclarecer que temos 2 tipos de testes para detecção do vírus: a coleta naso-oro-faringe, o SWAB, que é realizado pelo LACEN Bonfim e enviado para analise ao LACEN Salvador, que confirma ou descarta a doença. Esse teste obedece ao seguinte critério para coleta: deve ser realizado até o 7º dia do aparecimento dos sintomas.

Já o teste rápido deve ser realizado após o 7º dia do aparecimento de sintomas ou assintomáticos com vinculo epidemiológico e oferece uma detecção rápida e qualitativa dos anticorpos IgG/IgM, produzidos na infecção causada pela COVID-19.

O Teste Rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para COVID-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico. O resultado deve ser interpretado por um médico com auxílio dos dados clínicos e outros exames laboratoriais.

Inicialmente a Prefeitura de Senhor do Bonfim está testando os profissionais de saúde e outros profissionais diretamente envolvidos no enfrentamento à pandemia na nossa cidade, pacientes em monitoramento, seus contatos e os idosos sintomáticos.

No Segundo momento também serão realizadas testagens em bairros com maiores índices de notificação com sintomas gripais, como mais uma forma de prevenção e segurança à população.

Neste sábado (16), o Prefeito Carlos Brasileiro irá se pronunciar através de live na Fan Page oficial da Prefeitura no Facebook. Ele vai falar de medidas de combate ao coronavírus e, provavelmente, também abordará o assunto.