Diga News

Projeto emergencial de Solla propõe revalida imediato para habilitar médicos

Há quase quatro anos sem exames de revalidação de diploma de médicos formados em universidades fora do país, somam-se mais de 15 mil os profissionais que estão em território nacional, mas não podem exercer a medicina por não ter o diploma reconhecido. Para aproveitar esta mão de obra no combate ao coronavírus, o deputado federal Jorge Solla apresentou o PL 1780/20, que institui um Revalida Emergencial.

Se aprovado, o texto obriga o governo a dar inicio imediato a um novo processo de revalidação de diplomas, que deve alcançar seu resultado em menos de 30 dias. “Estamos enfrentando uma crise sanitária sem precedentes em decorrência da pandemia de COVID-19 com o consequente colapso dos serviços de saúde e com a falta de profissionais não só pela alta demanda, mas principalmente pelo fato de estarem na linha de frente e serem os mais suscetíveis a se infectarem pelo novo coronavírus”, salienta o deputado.

“Por outro lado, estima-se que são 15 mil médicos brasileiros que têm formação em universidades no exterior, mas não tiveram a oportunidade de convalidar o seu diploma devido à total paralisação da realização do Exame do Revalida, que teve sua última edição em 2017 não concluída. Estes profissionais se encontram hoje sem poder exercer a Medicina, enquanto o Ministério da Saúde cogita em convocar veterinários, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e até mesmo antecipar a formatura de estudantes de Medicina, de Enfermagem, de Farmácia e Fisioterapia para entrarem imediatamente em ação, no enfrentamento da pandemia”, aponta Solla, na justificativa do projeto.