Diga News

O colégio Plenus reúne os escritores Pedro Bandeira e Fernando Carraro na abertura do projeto ‘Viva a Leitura’

De um lado, entusiasmados professores e emocionados escritores, do outro, pequenos leitores mergulhando cada vez mais fundo em um universo de múltiplos encantos. Foi num clima de muita alegria e celebração que o Plenus Junior realizou nesta quarta-feira (31), a abertura do projeto ‘Viva a Leitura’.

O encontro, que aconteceu através da plataforma de Aulas Remotas da escola, mobilizou os alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), com as participações dos escritores Pedro Bandeira e Fernando Carraro. Autor de clássicos da literatura infanto-juvenil, a exemplo do livro ‘A Droga da Obediência’, Pedro Bandeira, que recebeu o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1986, saudou os alunos do Plenus falando um pouco das aventuras, da emoção e do humor, presentes nas suas histórias.

Em seguida, a live de abertura do projeto deu lugar a apresentações artísticas, recital de poesia e performances engraçadas das professoras vivendo personagens bem conhecidos do mundo da literatura infanto-juvenil. Estiveram lá, dando o recado para as turmas animadas, a boneca Emília, a Dona Leitura, a Bailarina e as Borboletas.

O historiador, geógrafo, pedagogo e escritor com mais de 50 livros publicados, Fernando Carraro, falou da importância da Educação e agradeceu aos professores por descobrirem em seus livros preciosas sementes a serem plantadas no coração dos alunos. Após citar a opinião de escritores e personalidades renomadas em todo mundo sobre a importância da leitura, Fernando Carraro concluiu afirmando que um livro pode provocar transformações e que para ser um bom escritor, antes de tudo é preciso ser um grande leitor.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais da escola, Claudia Souza, o projeto vai acontecer durante a pandemia de forma diferente. “O aluno irá ler livros de acordo com sua faixa etária e após a leitura, irá produzir um vídeo e enviá-lo para o email da Biblioteca ([email protected]), acompanhado do fichamento, que deverá ser feito na folha padrão do projeto (disponível no site do colégio)”, ressaltou. O calendário das atividades será acompanhado pela bibliotecária do Plenus que apresentará um relatório quinzenal para a professora de Língua Portuguesa. A cada livro lido um coraçãozinho será afixado no cartaz na sala de aula com o nome do aluno leitor.

Ao final da live, a diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, agradeceu aos escritores convidados, à equipe de professores, aos alunos e familiares. “Eu não tenho o hábito da leitura, eu tenho a paixão da leitura”. Esta é uma das maiores lições que o escritor Ariano Suassuna nos legou, e nós, professores do Plenus, buscamos colocar isso em prática todos os dias, e mais ainda, com os alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), que serão os grandes leitores do futuro”, concluiu.