Diga News

UNEB apresenta “As bodas de Umbigulina” em Colóquio de Artes Cênicas

O espetáculo teatral “As bodas de Umbigulina” fará parte da programação do IV Colóquio de Artes Cênicas do Piemonte Norte do Itapicuru e II Fórum de Artes Circenses do Semiárido Brasileiro do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB. O espetáculo aborda sobre a máscara e a linguagem do clown (palhaço) que ressaltam a poesia e o lirismo, bem como, as fragilidades do ser humano. A apresentação será realizada no dia 08 de novembro, às 20h no Citear, localizado no bairro Gamboa em Senhor do Bonfim.

Inspirado no universo dos personagens do dramaturgo e escritor irlandês Samuel Beckett, o espetáculo apresenta, através da poética do clown, às vezes absurda e lírica, às vezes tragicômica, a vida cotidiana e as fragilidades do ser humano. Os temas tocados por Umbigolina levam o espectador a imergir em muitas e oscilantes emoções: da dança à ira, da fragilidade à dor, da luta à morte, da ressurreição ao matrimônio.

“As bodas de Umbigolina” é um trabalho desenvolvido acerca da máscara do clown através das teorias e práticas de Burnier, Wuo, Lecoq, Fo, Bassi, Slava e outros estudiosos da área e experiências adquiridas em culturas de países diferentes como Brasil, Itália, França e Luxembourg, mas sempre ligados ao lado sensível, mítico e místico da máscara.

O espetáculo tem direção e interpretação de Joice Agle, pós doutora em Comicidade e Criação no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os ingressos custam R$ 10,00 (valor único) e podem ser adquiridos no Colegiado de Teatro no Centro de Artes Professor Marcos Fábio Oliveira Marques ou na barraca do Nivaldo em frente à Agência dos Correios.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)