Diga News

UNEB: Projetos de Extensão do Curso de Teatro do Campus VII e as dimensões da Arte para formação profissional e humana

A cultura nas artes faz parte dos projetos que integram a grade curricular no curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Educação, Campus VII, em Senhor do Bonfim, abordam técnicas de voz, corpo e interpretação, voltado para alunos e alunas da região, e podem proporcionar diversas experiências, além de desenvolver habilidades aplicadas no cotidiano em diversas áreas. Os(as) docentes e pesquisadores(as) do curso de Teatro foram contemplados com quatro projetos aprovados no Edital 012/2022, dos 32 com monitoria com bolsa. No campus VII foram aprovados 34 projetos de extensão, sendo um dos departamentos da UNEB, com maior número de projetos com bolsa das de agências de fomento(CNPq, FAPESB) e UNEB.

As temáticas teatro e educação são as linhas do projeto coordenado pelo Profº Dr. Filipe Dias, com o bolsista Uriel Caruano, “Pedagogia do teatro e educação estética”, e ele frisa que um dos objetivos “é articular ensino, pesquisa e extensão, à formação discente e o diálogo com a comunidade, além de fortalecer a presença do curso de teatro no território”. Para trabalhar com a formação de alunos(as), o Prof. Ms. Michel Guimarães do projeto “Criação Literária: dramatículos e outras formas breves”, tendo como bolsista Cláudia Souza, almeja um “espaço de formação e de trocas artísticas, além de se caracterizar como um ambiente de preparação de futuros dramaturgos”, a formação será tanto para a “experimentação artística e formação de escritores/dramaturgos, cumprindo, assim, objetivos na formação teatral e no domínio da escrita ao público externo, proporcionará o contato e a criação desse gênero literário e de outras formas breves”, destaca o professor.

Teatro do Oprimido é um método que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais, além de um modelo cênico-pedagógico que pretende a conscientização social, seguindo a linha da formação a Profª Ma. Taína Assis, que coordena o projeto “Teatro do Oprimido e Comunidade” e tem como bolsista a discente Luana Rafael, detalha que o projeto possui natureza híbrida com atividades realizadas de forma remota e presencial, “terá o estudo de caso, trocas e compartilhamentos, lives com convidados que são autoridades na área do “Teatro do Oprimido”. A professora acrescenta que o projeto ainda tem “a etapa de ações de multiplicação, que serão cursos ministrados em diferentes comunidades do território e as performances podem ser assistidas pelo público geral, e por último a culminância e circulação com apresentação presencial das cenas produzidas durante o período”. O intuito é que após as apresentações aconteçam debates cênico com as questões de opressões apontadas durante as ações de multiplicação do método.

A formação agrega conhecimentos em diferentes áreas da arte como no projeto de extensão coordenado pela Profª Dra. Karina Andréa Farias, docente do colegiado de Teatro, e tem como monitor/bolsista, Odson Reis, desenvolve o “Terça Cênica”, ela destaca que “as atividades esse ano serão criações de cenas, fragmentos e espetáculos, realizadas pelos(as) discentes, além de apresentar ao público externo, seguimos com o objetivo de promover performances todas as terças para o público em geral”. Ainda conforme a professora “durante o ano passado o projeto foi divulgado de forma virtual, mas as apresentações mantiveram a criatividade e a potência nas criações”. O Terça Cênica realiza os espetáculos de forma gratuita no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, além de outros espaços da cidade.

Na ampliação do extensionismo no curso de Teatro, o projeto Circo e Educação, coordenado pelo Profº. Ms. José Benedito de Oliveira, explica que o objetivo “formar professores esse é o nosso papel e o projeto é para que esses levem para educação infantil, fundamental”. O projeto em 2021 diversos professores participaram de forma virtual e foi disseminado para várias crianças, esse ano será a formação do circo com Valter Filho, monitor/bolsista, além de monitores voluntários com acrobacias, malabares e equilibrismo para depois ajudar os públicos do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Colégio Modelo e ampliar para alguns bairros, além das lives que continuam a ser realizadas com autoridades do circo do Brasil e de outros países. O coordenador destaca que “o circo pode apresentar a comunidade externa ser trabalhado para a concentração, segurança, ritmo, cuidado com o outro, coletividade, e avançar no campo da afetividade e da cooperatividade para a vida”, completa.

O propósito de todos esses projetos é apresentar que a arte torna os humanos seres criativos, com ela pode ser possível ensinar a sonhar, conhecer mundos novos e realizar diferentes caminhos e conhecimentos, com essa perspectiva a Licenciatura em Teatro do Campus VII, em Senhor do Bonfim, através dos projetos de extensão envolvem alunos e alunas da universidade, como também das escolas da região, e há quatro anos objetiva contribuir com a formação artística, humana, profissional desses cidadãos, como também apresentar a comunidade externa os projetos e ações desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento. O Departamento de Educação, Campus VII, UNEB, em Senhor do Bonfim, com diferentes projetos contribui com fortalecimento da arte e da cultura do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.

Irenilda Maria

NAC – DEDCVII/UNEB