Diga News

Projetos da UNEB levam ciência e conhecimento para estudantes e comunidade amanhã (26) e sábado (27)

O projeto de extensão “Espaço Ciência Micológica” e o “Laboratório de Ecologia de Peixes e Museu de Zoologia (LEPMZ)” do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB farão uma itinerância amanhã (26) das 8h às 17h, no Colégio Estadual Cecentino Pereira Maia, em Filadélfia. E no sábado (27) participarão da exposição de materiais no “Ciência na Praça” que faz parte da programação do “I Encontro de Divulgação Científica do Semiárido (ENDICIS)” realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A exposição acontecerá das 8h às 12h na Praça Nova do Congresso, em Senhor do Bonfim.

Nas exposições, os visitantes observarão protótipos e modelos de fungos, fotografias de fungos da região, exposição de alimentos à base de fungos (gastronomia fúngica), interação fungo-organismos, jogos didáticos com fungos, e também alguns exemplares de animais vertebrados e invertebrados que fazem parte da Coleção Didática Zoológica do DEDC VII da UNEB. Os visitantes terão a oportunidade de ver, tocar e manusear, animais como tubarão, cavalo-marinho, sapo, cobra, estrela-do-mar, lesma-do-mar, dentre outros.

A coordenadora do projeto de extensão Espaço Ciência Micológica, Thaís Feijó, destaca que essas exposições itinerantes possibilitam novos aprendizados tanto para os estudantes quanto para a comunidade em geral. “Os estudantes percebem de forma criativa o quanto os fungos estão próximos de nós, seja na natureza (contribuindo como decompositores), na nossa alimentação (fabricação de pães), na área médica (substâncias farmacêuticas), como em outras áreas. E para a comunidade em geral, levamos o entendimento de que os fungos apresentam muitos benefícios, desmitificando muitos conceitos de que esses organismos são ruins ou apenas causadores de doenças nos homens, animais e plantas”.

Já a coordenadora do LEPMZ, Ana Paula Guedes, ressalta a importância de levar os laboratórios da universidade para a comunidade. “Assim, promovemos a divulgação científica através da popularização da ciência. Muitas vezes, a ciência é vista como algo distante pelas pessoas, e através da itinerância, podemos mostrar que a ciência está em diversos lugares e pode ser acessível a todos”.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)